GUIA PARA INICIANTES EM ETFs: AÇÕES

Quero filtrar ETFs, como faço? Bem-vindo ao guia básico que vai mudar sua visão sobre o mercado americano.

Vamos direto ao ponto:

Sugestão de site: www.etf.com

No site, você procura pela aba ETFs TOOLS & DATA -> ETF SCREENER & DATABASE

PIC 1.3.png

Uma vez abrindo a tela do screener, busque a aba Classification e escolha entre:

  • Alternativos

  • Asset Allocation

  • Commodities

  • Currency

  • Equity (ações)

  • Fixed Income (renda fixa)

No artigo de hoje, irei focar apenas em Equity: ações.

Se você está curioso sobre ETFs compostos de ações, a primeira maneira de pensar quando abrir o screener é:

  • Quero comprar o índice? Resposta: aba SEGMENT -> Equity US – Large Cap, você verá os maiores ETFs que replicam o S&P500 (ETF SPY, IVV ou VOO) e o NASDAQ (QQQ)

  • Quero comprar Total Market? Resposta: aba FOCUS -> total Market

  • Quero comprar small caps? Mid caps? Large caps? Resposta: aba FOCUS

  • Quero comprar um setor? Resposta: aba FOCUS OU CATEGORY-> Sector

  • Quero comprar uma indústria (sub-setor, exemplo: Software que pertence ao setor de tech) Resposta: aba NICHE

  • Quero comprar bolsas de outros países? Resposta: aba GEOGRAPHY

  • Quero comprar ETFs globais? Resposta: aba LOCATION -> REGION, lá você pode filtrar por Global, Developed (países desenvolvidos), Emerging Markets (emergentes), etc.

  • Quero ETFs que focam em HIGH DIVIDENDS? Resposta: aba CATEGORY -> High Dividend Yield

 

Exemplo 1: Quero comprar o mundo inteiro em 1 ETF:

(i)                  Asset Class = Equity

(ii)                Location -> Region: Global

PIC 2.3.png

Vejam a opção do ETF VT: Vanguard Total World Stock ETF. Custa 0.08%a.a, tem 10.8 Bilhões de dólares de AUM (Assets Under Management = ativos geridos). Na data de hoje, 20/3 o custo de 1 ação do VT é de U$ 56.07, entretanto, esta ação é feita de 8,379 ações (holdings). Ou seja, com 56 dólares você tem mais de 8 mil ações em um papel apenas.

 

Clica em cima do VT e abrirá uma “página resumo” sobre o ETF, preste atenção na descrição:

PIC 3.3.png

“VT segue uma Market-cap-weighted index of global stocks covering 98% of the domestic and emerging market capitalization” = O ETF segue um índice composto de 98% das bolsas e o peso de cada bolsa no ETF é de acordo com o marketcap, capitalização de mercado desta bolsa, em dólares.

Ou seja, se você descer na página até a parte de top holding, você verá que os EUA representam 56% do total. Isso significa que a performance do Total Market americano responde por 56% da performance do ETF.

PIC 4.3.png

As abas Portfolio Data e Index Data nos dão pistas sobre os dividendos que o ETF pagou nos últimos 12 meses (Distribution Yield), e sobre qual é esse indicador que o ETF usa como base, no caso do VT, seria o indicador da FTSE Global All Cap Net TR US RIC.

PIC 5.3.png

Em breve postarei mais um artigo, focando nos ETFs de renda fixa. Coloco abaixo algumas dicas em geral para quem está conhecendo sobre ETFs pela primeira vez:

Detalhe 1: Um rápido guia para você evitar erros na escolha do ETF:

  • Compre apenas ETFs simples, não invente com ETFs de alavancagem (leveraged ETFs), ETFs de notas estruturadas (ETNs), ETFs nichados com muito baixo AUM. ETFs funcionam como fundos, se o ETF quebrar, assim como um fundo, você perde todo o seu capital!

  • Minha sugestão: apenas ETFs acima de 800MM de dólares de AUM, apenas ETFs das maiores casas, em inglês issuers (iShares/Blackrock, Vanguard, Invesco, State Street, JPM, Schwab, Fidelity, WisdomTree).

  • Pesquise se existe um ETF similar ao que você gosta com taxa de custo anual (Expense Ratio) inferior.

  • Se for comprar ETF de renda fixa, entre no site do próprio ETF, pesquise a qualidade de crédito dos bonds, pesquise se existe concentração dentro de um mesmo setor, pesquise o vencimento médio dos bonds (duration).

  • Por último: aproveite! Você pode achar ETFs muito interessantes que replicam setores, como o XLP que replica o setor de consumo básico! Ou então o XLK, do setor de tecnologia!

Detalhe 2: os ETFs de renda fixa funcionam da seguinte forma (de maneira simples): uma carteira composta de ativos como bonds ou notas do tesouro e onde todo mês os juros recebidos nos bonds e nas notas são repassados aos cotistas. Se o valor de face dos títulos sobe, o preço de cotação do ETF sobe, e vice-versa.

 

Você sabia que para abrir uma conta em corretora nos EUA é necessário apenas um documento de ID (passaporte, RG ou CNH) e um comprovante atualizado de residência? Qualquer um pode montar uma carteira de ETFs altamente diversificada! Se precisar de ajuda o atendimento@libertaglobal.com estará a disposição para encaminhar seu request para parceiros que fornecem atendimento e suporte em português!

 

Previous
Previous

Decifrando os Indicadores: “seu GPS para o momento atual da economia global” (EUA e Europa)

Next
Next

Descobri o mercado americano, e agora?