Meus Indicadores (Economia & Commodities)
Confesso que poderia ter incluído diversos outros indicadores nesta seção, porém, acredito que a curadoria está em linha com o resumo de quase uma década de estudos. Não adiantaria colocar dezenas de indicadores quando os movimentos entre eles tendem a ser em linha, dessa forma, busquei por indicadores interessantes e com diferentes objetivos, restringindo as escolhas aos que eu mais gosto de acompanhar (e que acredito que possam agregar maior valor no acompanhamento de mercado do leitor). O resultado mensal deles fica na minha área de Reports do site.
1) CRB Raw Industrials Index: indicador composto por 19 commodities com objetivo de representar a variação de preços em uma cesta de commodities a nível global.
2) Baltic Dry Index: calculado pela London Exchange, o indicador reflete o custo de shipment/estoque de commodities ao redor do mundo.
3) IBD/Tipp Poll Economic Optimism: mensalmente a Investors Business Daily entrevista 1.200 adultos com o objetivo de calcular o otimismo em relação ao consumo/sentimento do consumidor. Trata-se de uma boa fonte de leitura de “soft data”, dados subjetivos que refletem as percepções dos consumidores em um país onde o consumo representa aproximadamente 2/3 do PIB.
4) Chicago Fed National Activity Index (CFNAI): O Fed de Chicago atualiza mensalmente um indicador interessante feito de 85 indicadores e que - de forma intuitiva - tenta acompanhar o ciclo econômico americano, e de quebra a influência da inflação. Eu, pessoalmente, gosto do indicador pois tenta dessazonalizar dados e utiliza médias móveis para tirar a influência de períodos muito antigos na tendência, além de normalizar os dados e monitorar por desvio-padrões sequenciais e buscar gatilhos quando estes ficam fora da média recente e da tendência estimada. Um valor em torno de 0 indica que a economia está em linha com as tendências de expansão média recente. O que o indicador tenta encontra são divergências da tendência média.
5) US Retail Sales ex-auto: mensalmente o Bureau estatístico americano divulga as vendas do varejo, eu pessoalmente gosto do indicador sem automóveis por serem tickets maiores e terem influências sazonais e de taxas de juros nos custos de lease. Gosto de acompanhar a variação mensal e a variação marginal de 12 meses do indicador (exe: Maio 2021 vs Abril 2020; Maio 2021 vs Maio 2020). Para o relatório mensal utilizarei a variação mensal neste indicador.
6) US Personal Spending: mensalmente o Bureau estatístico americano divulga os gastos dos cidadãos americanos, o indicador de Personal Spending reflete a média, mas é possível de se “quebrar os dados” em detalhamento. Gosto de acompanhar a variação mensal e a variação marginal de 12 meses do indicador (exe: Maio 2021 vs Abril 2020; Maio 2021 vs Maio 2020). Para o relatório utilizarei a variação mensal neste indicador.
7) Average Hourly Earnings: mensalmente o Bureau estatístico de Labor americano divulga os ganhos por hora dos americanos que estão no mercado de trabalho. Eu acredito que esse indicador tenha suma importância na antecipação de lucratividade futura das empresas quando a tendência muda. É sempre importante se analisar o quebra-cabeças por inteiro, portanto, em momentos como 2020 e 2021 onde há influência de fatores exógenos (e onde o mercado de trabalho ainda não está normalizado, com milhares de pessoas da população ativa ainda desempregadas) o indicador pode não ser tão eficaz como em outros momentos do ciclo econômico, na minha opinião.
8) Wells Fargo Business Development Index: o banco Wells Fargo possui um indicador com o desempenho de 40 empresas que emprestam dinheiro para small business, empresas de High Yield, Private Equity e Venture Capital. Trata-se de uma proxy para acompanhar os resultados destas empresas versus os spreads de High Yield da parte de renda fixa, e, um termômetro para a o apetite de risco da economia e dos bancos.
9) FTR Class 8 Trucks: indicador que busca antecipar momentos de crescimento ou não da economia através da medição da demanda por caminhões classe 8, usualmente utilizados para transporte e logística. Os dados são fornecidos pela Federal Transportation Intelligence, gosto de acompanhar a variação marginal de 12 meses.
10) US Capacity Utilization: uma das maneiras de se medir o ambiente industrial é através da capacidade em utilização corrente. O Fed de Philadelphia mede mensalmente quanto as industrias estão utilizando de sua capacidade total. Ou seja, quando está baixo, significa que as indústrias estão operando em “marcha lenta”. Para os que gostam de acompanhar as indústrias é sempre interessante comparar os níveis de estoque (inventory) com a capacidade.
11) PMIs (em geral): O Project Management Institute entrevista diversos gestores e gerentes de diversos países e setores econômicos. Trata-se de “soft data”, ou seja, dados baseados em percepção/opinião subjetiva dos gerentes e gestores envolvidos a respeito de dificuldades presentes e decisões de futuro próximo. No relatório separo o PMI de Manufatura, Serviços e também a versão “Composite” (ou seja, a junção de vários sub-PMIs) para a Alemanha e a China.
12) NMHC Rent Payment Tracker: O conselho nacional de Multifamily housing americano mede mensalmente para em torno de 12 milhões de unidades de apartamentos Multi-Family quantos % dos inquilinos estão em dia com seus aluguéis ou mortgages. Trata-se de um indicador para medir a estabilidade do emprego e das poupanças das famílias americanas, além de monitorar se existe algum sinal de estresse no mercado imobiliário ou hipotecário.
13) South Korea Exports: na minha opinião, as exportações da Coréia do Sul são o “canário da mina” da economia global. O país, considerado emergente (mas desenvolvido dentro da classe) importa insumos e exporta itens importantes para a economia global, tendo a China e os EUA como parceiros principais. Diversos itens relacionados a semicondutores e a indústria de hardware tech são exportados pelos coreanos, portanto, o indicador pode indicar o apetite corporativo por investimentos (Capex).
14) WTO Global Trade Barometer: trimestralmente a World Trade Organization divulga dados de comércio a nível global. Uma fonte de informação interessante para observar como anda o crescimento global.